Maple Bear acelera expansão e visa chegar a 200 escolas em 2021
A Maple Bear, rede de escolas bilíngues por imersão com metodologia canadense, fechou 2020 com 21 inaugurações em todo o País, totalizando uma rede de 159 escolas ativas. Em 2021, a rede irá inaugurar mais 41 escolas, chegando a quase 200 operações em território brasileiro. Agora, a Maple Bear está presente nos 27 Estados da Federação e no Distrito Federal. Com isso, o número de alunos matriculados passou de 23,5 mil em 2019 para 25,5 mil em 2020 e deve se aproximar dos 30 mil ao final de 2021.
Para o mercado, de forma geral, 2020 foi um ano desafiador. Mas também repleto de oportunidades. Ao estruturar uma estratégia consistente, que envolveu a migração das atividades para o ambiente digital, com forte investimento na capacitação do corpo docente e no apoio às famílias, além da implementação de protocolos sanitários consistentes nas escolas, foi possível garantir a efetividade do ensino em todos os ciclos. A solidez da metodologia canadense, umas das melhores do mundo, e a força das práticas educacionais – um modelo em que os alunos são protagonistas de seu aprendizado – permitiram sustentar o crescimento das escolas e da rede Maple Bear, inclusive com a assinatura de 48 novos contratos.
Mudanças de expansão na pandemia
Em paralelo à difusão do modelo Maple Bear pelo Brasil, a adaptação das escolas à pandemia demandou investimento e inovação. Além da ampla utilização da Digital Learning Community, algumas escolas realizaram aulas de yoga, meditação, música, tecnologia e até atividades lúdico/educativas envolvendo inteligência artificial ao longo do ano. A rede promoveu lives nas redes sociais com temas para pais e alunos, tanto relativos ao ensino à distância, como educacionais e de entretenimento educativo em casa. Foram realizadas ainda conversas online entre alunos brasileiros e colegas da Maple Bear do Canadá e de outros países, como a Coréia do Sul, a fim de trocar experiências sobre a cultura local e os impactos da pandemia.
A programação das lives incluiu a participação de especialistas canadenses com dicas de como os pais poderiam acompanhar o aprendizado de seus filhos e a lidar com este momento de incertezas, aspectos bastante valorizados pela comunidade escolar. Para os alunos do High School (Ensino Médio) e dos últimos anos do Ensino Fundamental, a rede promoveu um programa de cultura empreendedora que auxiliou grupos de alunos a planejarem uma startup real e realizará, em breve, um torneio de e-sports, levando aos alunos ainda mais oportunidades de engajamento com a Maple Bear.
Expansão também no high school
A consolidação do High School, inclusive, é outro objetivo importante da Maple Bear em 2021. Quatro escolas da rede ofertam este ciclo, sendo que neste ano haverá mais turmas e alunos.
No ano passado, realizou-se, no Brasil, a formatura da primeira turma do terceiro ano no Ensino Médio da Maple Bear no mundo, um verdadeiro marco em na história. Agora, será possível levar a proposta da Maple Bear a um público ainda maior. O ensino médio, além de manter o foco na observação, resolução de problemas e tomada de decisões, agrega iniciativas como o planejamento universitário, aconselhamento para ingresso em universidades canadenses e um portfólio digital que prepara os alunos para a vida e a carreira, sejam elas no Brasil ou no exterior.
suporte em todos os processos
Suportando todas essas iniciativas, a rede Maple Bear digitalizou muitos processos relativos ao suporte às operações locais e suas lideranças e à abertura de escolas, ampliando e intensificando o já consagrado modelo de formação de professores e profissionais das escolas por especialistas canadenses.
Para empreendedores interessados, a rede ainda oferece oportunidades para abrir uma Maple Bear em 52 praças em todas as regiões do país, especialmente em cidades com cerca de 100 mil habitantes.