Aumento de demanda mundial por educação
Mais bem avaliada entre países de língua inglesa e uma das melhores do mundo, não é de hoje que a metodologia canadense de ensino bilíngue aplicada pela Maple Bear vem conquistando o mundo, mas ganhou um novo impulso quando o Grupo SEB – um dos maiores grupos educacionais do Brasil – adquiriu em 2017 o controle da masterfranquia no Brasil e no México. Desde então, a Maple Bear passou de 78 para 148 escolas no Brasil e de três para nove escolas na América Latina. Apenas em 2020, a rede triplicou sua presença no México, fechou contratos para implantar escolas na Argentina, Peru e Paraguai e está em negociação avançada com investidores na Bolívia e Colômbia. Até o fim de 2025, a implantação de operações internacionais deve gerar investimentos de cerca de US$ 150 milhões e 3 mil empregos diretos. Além destas, há uma demanda de investidores em negociação para abrir escolas nos EUA, Portugal, Austrália e, as mais recentes, na Bulgária e Albânia. Essa movimentação rendeu a Maple Bear o Prêmio Destaque Internacionalização 2020, categoria Geral, concedido pela ABF/Apex-Brasil durante a ABF Franchising Week.
COMO IDENTIFICAR A DEMANDA REPRIMIDA EM OUTROS PAÍSES?
O projeto de expansão internacional da rede é liderado a partir do Brasil e tem como base o modelo de negócio aprimorado no País, sendo que a parte pedagógica continua 100% canadense.
A Maple Bear conta também com parceiros locais para busca de investidores e suporte e participa do Projeto Franchising Brasil, iniciativa de Associação Brasileira de Franchising – ABF e da Apex-Brasil para a promoção de marcas no exterior que realiza missões empresariais e participação em feiras, eventos e rodadas de negócios.
A expansão no México, por exemplo, teve como incentivador a participação em uma feira de educação em 2019. O país já possui duas unidades em operação (Chihuahua e Lomas Verdes) e está em fase de implantação em mais quatro (Puebla, Hermosillo, Toluca, Queretaro). Mesmo durante a pandemia, a Maple Bear fechou contratos com franqueados locais para suas primeiras escolas em Buenos Aires, Arequipa e Assunção.
como funciona a adaptação para a internacionalização?
O diretor que foi responsável pelo projeto de expansão da Maple Bear na América Latina, Vitor Schmid, explica que “buscamos investidores com grande identificação com o mercado de educação, que de fato tem suas especificidades, com capital e com experiência em gestão de negócios. Até o momento, tem predominado entre os investidores o perfil de empresários locais que já atuam na área, mas vemos potencial para pais ou grupos de pais que desejem trazer esta opção inovadora para sua cidade ou país. Notamos também que o ensino canadense tem um reconhecimento grande internacionalmente, o que acaba gerando interesse”.
Ao chegar a estes países, a Maple Bear se adapta em termos culturais, de legislação e, principalmente de comunicação, sendo que na área pedagógica 50% do currículo atende aos parâmetros locais e os outros 50% a abordagem canadense, que conta, inclusive , com intensas agendas de treinamento, supervisão e acompanhamento in loco de profissionais do Canadá.
Uma curiosidade da expansão internacional é que, fora da América Latina, o segundo idioma varia muito de acordo com a necessidade local. No caso dos EUA, de forma geral é espanhol, mas em uma determinada comunidade a demanda foi pelo árabe, por exemplo. No Marrocos, temos uma escola trilíngue: francês, árabe e inglês.
para expandir é preciso buscar referências
Os passos sólidos na internacionalização já tinham rendido a Maple Bear o Certificado de Internacionalização 2020, categoria sênior, do Programa Franchising Brasil, inciativa da ABF e Apex-Brasil que reconhece as redes mais adiantadas no processo de internacionalização. Em outubro, durante o Congresso Internacional de Franchising, parte da ABF Franchising Week, a rede venceu o recém-criado Prêmio Destaque de Internacionalização, cujo objetivo é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas. A escolha foi realizada a partir de um grupo estrito de 14 redes de franquia finalistas e o julgamento realizado pelo Comitê Gestor do Programa Franchising Brasil.