A rede Maple Bear digitalizou didática e processos, pretende consolidar o Ensino Médio e deve chegar a mais de 200 escolas em operação em 2022.
Até o final de 2021, a franquia irá inaugurar mais 41 escolas, chegando a quase 200 operações em território brasileiro. Agora, a Maple Bear está presente nos 27 Estados da Federação e no Distrito Federal. Com isso, o número de alunos matriculados passou de 23,5 mil em 2019 para 25,5 mil em 2020 e deve se aproximar dos 30 mil.
Para o mercado, de forma geral, 2020 foi desafiador. Mas também repleto de oportunidades. Ao estruturarmos uma estratégia consistente, que envolveu a migração das atividades para o ambiente digital, com forte investimento na capacitação do corpo docente e no apoio às famílias, além da implementação de protocolos sanitários consistentes nas escolas, pudemos garantir a efetividade do ensino em todos os ciclos. A solidez da metodologia canadense, umas das melhores do mundo, e a força das práticas educacionais, um modelo em que os alunos são protagonistas de seu aprendizado, nos permitiram sustentar o crescimento das escolas e da rede, inclusive, com a assinatura de 48 novos contratos.
Ensino Médio
Para os alunos do High School (Ensino Médio) e dos últimos anos do Ensino Fundamental, a rede promoveu um programa de cultura empreendedora que auxiliou grupos de alunos a planejarem uma startup real e realizará, em breve, um torneio de e-sports, levando aos alunos ainda mais oportunidades de engajamento com a Maple Bear.
A consolidação do High School, inclusive, é outro objetivo importante da Maple Bear em 2021. Quatro escolas da rede ofertam este ciclo, sendo que neste ano haverá mais turmas e alunos.
Com três escolas da rede de ensino bilíngue com metodologia canadense desde 2008 operando em Belo Horizonte, a Maple Bear anuncia a abertura do novo segmento de ensino, o High School (Ensino Médio), em sua escola localizada no bairro Santa Lúcia. Vale ressaltar que os alunos que iniciarem nas turmas de 2022 irão contar com o programa educacional seguindo as novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Dessa forma, serão trabalhadas competências gerais explorando fatores cognitivos, comunicativos e socioemocionais, associados à metodologia e prática de ensino canadense. Atualmente, a Maple Bear em BH tem 720 alunos e pretende crescer 25% nos próximos dois anos.
oportunidade para novos franqueados
Suportando todas essas iniciativas, a rede Maple Bear digitalizou muitos processos relativos ao suporte às operações locais e suas lideranças e à abertura de escolas, ampliando e intensificando o já consagrado modelo de formação de professores e profissionais das escolas por especialistas canadenses.
Para empreendedores interessados, a rede ainda oferece oportunidades para abrir uma Maple Bear em 52 praças em todas as regiões do país, especialmente em cidades com cerca de 100 mil habitantes.
Apesar do cenário econômico decorrente da pandemia, recebemos muitos interessados em abrir uma escola Maple Bear. Isso porque, mais do que nunca, ficou clara a importância da educação no geral e do ensino básico especificamente. Trata-se de um item essencial para a vida das famílias. Além disso, nossos parceiros locais têm receita recorrente e longo relacionamento com as famílias. Se unindo à Maple Bear, eles têm acesso a um pacote completo e já testado, obtendo também benefícios como ganho de escala, ações conjuntas de comunicação e uma marca reconhecida nacional e internacionalmente.